Depois de algumas cidades de Santa Catarina enfrentarem a falta de doses da vacina Coronavac, uma cidade da região apresenta o mesmo problema. Ontem, Laguna confirmou que, devido à falta do imunizante, a segunda etapa da vacina está temporariamente suspensa. A imunização estava prevista para acontecer hoje.
“A retomada será realizada assim que novas doses da vacina forem entregues ao município através do governo estadual”, afirma secretária de Saúde da cidade, Gabrielle Siqueira. De acordo com a coordenadora do departamento de Imunização da Secretaria de Saúde de Laguna, Rosimari Rodrigues, não há estudos que comprovem que tomar a segunda dose após o prazo recomendado reduz a eficácia da vacina. O problema está na demora para proteger toda a população.
Além de Laguna, pelo menos dez municípios de Santa Catarina emitiram notas relatando terem zerado o estoque da Coronavac durante abril. Esta semana chegaram mais vacinas no Estado.
“Com essas doses que estão chegando vamos permitir a conclusão de toda a população com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde e, assim, dar início à vacinação na população com comorbidades. Nos próximos dias, também estaremos recebendo mais uma remessa de vacinas para aplicação da dose dois em Santa Catarina”, ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.