O temporal que causou destelhamentos, quedas de árvores e postes e danos na rede elétrica no Oeste do Estado, também assustou moradores da região. De acordo com dados da Defesa Civil, os ventos em Laguna, por exemplo, chegaram a 105 km/h. Em Imbituba, as rajadas foram de 84,7 km/h.
Já em Tubarão foram 60,2 km/h e em Jaguaruna o registro foi de 59,1 km/h. Ainda segundo a Defesa Civil, não foram registrados danos nas cidades da região na segunda-feira e madrugada de terça.
A formação de um sistema de baixa pressão e o avanço de uma frente fria formaram um cenário meteorológico perigoso para Santa Catarina.
Ao todo, 23.262 pessoas ficaram sem energia no Estado. A maioria delas em Chapecó. Um homem morreu após uma árvore cair no meio da pista, por conta dos fortes ventos, enquanto dirigia um Vectra, com placas de Jupiá. Duas pessoas ficaram feridas com a queda de um outdoor em Balneário Camboriú, no Litoral Norte do Estado.
Chuva retorna à região
Nesta quarta-feira, o dia será com variações de nuvens pelo Estado, com condições de pancadas isoladas de chuva e trovoadas a partir da tarde, principalmente no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Isso se deve a instabilidades em médios níveis da atmosfera, combinadas com a forte umidade vinda do Norte do país. O risco é baixo para ocorrências associadas às chuvas.
A temperatura começa a diminuir. Na quinta-feira, a previsão é de sol entre nuvens e condição de chuva a partir da noite, devido a um cavado (área de baixa pressão). Uma chuva fraca ocasional poderá ocorrer.
Na sexta-feira, o tempo fica instável com pancadas de chuva e temporais localizados. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria.