Dedicação, profissionalismo e muito trabalho. Esta é a avaliação da prefeitura de Laguna sobre o primeiro semestre de atuação das equipes de saúde da Policlínica. Em apenas seis meses, um total de 3.927 consultas foram feitas entre atendimentos com especialistas médicos, exames e outros procedimentos.
Os dados, divulgados pela secretaria de Saúde, apontam que, em janeiro deste ano, 401 pessoas estavam esperando atendimento para cardiologia - alguns pacientes estavam desde 2018 no aguardo. Conforme a pasta, as filas puderam ser reduzidas após contratações de novos especialistas para atuar no município.
“No início do ano, começamos a campanha A Fila Anda, no qual nos dedicamos em realizar diversos mutirões de consultas e exames para que todas as pessoas que estivessem aguardando atendimento fossem atendidas o mais rápido possível. Para isso, abrimos chamamento para credenciamento de alguns profissionais”, explica a secretária de Saúde, Gabrielle Siqueira.
Ainda segundo o levantamento, foram realizados 105 procedimentos de cirurgia geral, 37 de otorrinolaringologista, 150 de ortopedia, 755 para psiquiatria e 476 para dermatologista. Mutirões seguem sendo realizados, como para exames cardiológicos de teste ergométrico, ecocardiograma e ressonância magnética. Além dos exames de ortopedia, tomografia, endoscopia e colonoscopia.