A iniciativa é da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do projeto Nada é Lixo
Até sábado, Laguna será palco da Semana do Meio Ambiente 2025, com uma programação diversa que inclui rodas de conversa, palestras, oficinas práticas, mutirões e atividades educativas.
A iniciativa é da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do projeto Nada é Lixo, do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (Cabio) e do Instituto Çarakura, com colaboração da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (Sepagri), Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e outros parceiros locais.
Hoje, a comunidade está convidada a vestir verde e participar do Dia do Verde, com piquenique no campus da Udesc e a presença do projeto de extensão Slow Food. A programação segue com a palestra do professor Fábio Daura e a exibição do documentário “Garbo, a elegância é coletiva”, do projeto PELD-SELA.
A partir de amanhã, com organização do Instituto Çarakura e parceiros, acontecem as atividades práticas, com a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente e o Mangue Tour, visita guiada de barco pelos manguezais de Laguna.
Na sexta-feira, será realizada a oficina de viveiragem para restauração de ecossistemas costeiros, com foco na produção de mudas. E, no sábado, a semana se encerra com um mutirão de limpeza dos mangues e o plantio simbólico das mudas confeccionadas na oficina.
As ações buscam fortalecer a consciência ambiental, integrar diferentes setores da sociedade e valorizar os saberes tradicionais. A Semana do Meio Ambiente 2025 conta ainda com o envolvimento de entidades como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), a Associação de Pescadores, a APA da Baleia Franca, o Corpo de Bombeiros, entre outros atores locais.