Tubaronense Lindomar Cardoso Tounier foi um dos homenageados na Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou uma sessão especial em comemoração aos 80 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Estado. O evento reuniu autoridades, servidores, mesários e eleitores que fizeram parte dessa história.
Um dos nomes convidados para a solenidade foi o tubaronense Lindomar Cardoso Tounier, que não pôde comparecer, mas foi lembrado por sua dedicação e contribuição ao longo dos anos ao trabalho da Justiça Eleitoral catarinense.
A cerimônia foi marcada por discursos que destacaram a importância da instituição como pilar da democracia no país.
Referência
O deputado Fernando Krelling (MDB), que presidiu a sessão, ressaltou que a Justiça Eleitoral de Santa Catarina é referência nacional e internacional pela transparência e comprometimento. Também participaram os deputados Marcos Vieira (PSDB), Ivan Naatz (PL) e o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD).
O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, destacou que as oito décadas representam um marco histórico de harmonia entre poderes e compromisso cívico. Ele lembrou ainda que o estado foi pioneiro ao realizar a primeira votação eletrônica da América do Sul.
O presidente do TRE- SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, reforçou que a Justiça Eleitoral é “um pilar essencial da democracia brasileira”, enquanto o presidente do Tribunal de Justiça de SC, desembargador Francisco Oliveira Neto, afirmou que a história do órgão se confunde com a própria história da República.
A solenidade também contou com a presença do desembargador do TRF-4 Marcos Roberto dos Santos, do procurador Eduardo de Oliveira Rodrigues e do secretário-adjunto da Casa Civil, Henrique de Freiras Junqueira.