Edificação conta com bacias de retenção de água e iluminação natural
A Justiça do Trabalho vai inaugurar hoje, a partir das 14h30, a nova sede do Fórum Trabalhista de Tubarão. O prédio substitui as antigas instalações de 1970, que sofriam com problemas estruturais — especialmente infiltrações — e não dispunham de estacionamento para os usuários.
Localizado próximo ao Tribunal de Justiça e ao Farol Shopping, o novo fórum tem área construída de 676 metros quadrados. A edificação é térrea, o que elimina a necessidade de escadas e elevadores, tornando o espaço plenamente acessível a pessoas com deficiência.
Entre os destaques da obra, estão as soluções voltadas à sustentabilidade ambiental. As áreas de público e de trabalho foram planejadas para aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada, reduzindo significativamente o uso de energia elétrica para iluminação e climatização.
Outro elemento de destaque é o sistema de bacias de amortecimento instaladas para conter e controlar a drenagem pluvial. Elas armazenam a água da chuva captada dos telhados e do estacionamento privativo e é liberada gradualmente por tubulações, retardando o deságue na rede pública e contribuindo para minimizar alagamentos nas redondezas.
O novo fórum também valoriza a mobilidade sustentável, com bicicletário e vestiários para ciclistas, além de um estacionamento ampliado e bem distribuído para servidores, magistrados e público em geral.
Necessidades
“Mais do que uma nova edificação, o Fórum Trabalhista de Tubarão simboliza uma mudança de paradigma: um espaço público moderno, acessível e ambientalmente responsável, à altura das necessidades da Justiça do Trabalho e da comunidade da região”, afirma o presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima.