Há cinco anos, nascia em Braço do Norte a irreverente Hermídia Dores dos Prazeres. De bobes no cabelo, sorriso contagiante e com um humor irreverente, a personagem ganhou vida através do jovem Maurício Goltz, de 27 anos. Quebrando paradigmas, Hermídia surgiu inspirada na Dona Hermínia, da série de filmes “Minha Mãe é uma Peça”. A obra foi criada pelo comediante Paulo Gustavo, falecido na terça-feira, vítima da covid-19.
Sucesso nas redes sociais, no comércio local ou em apresentações em público, Hermídia é companhia diária da região também através do rádio. E foi no rádio que a personagem fez sua primeira “aparição”.
“Era 2017. Trabalhava no rádio com edição e sequer imaginava estar à frente dos microfones. Até que fui ao cinema assistir ao segundo filme de Paulo Gustavo. Saí de lá encantado e tocado pela grandiosidade daquele artista. Do lado de fora, comecei a imitar a voz da Dona Hermínia. Naquela mesma semana, me convidaram para imitar a personagem em um dos programas. Mesmo com vergonha, fui com a condição de não aparecer (o programa era transmitido também em vídeo pela internet)”, relembra Maurício.
E assim se passaram seis meses. Sempre de chapéu, virado de costas para as câmeras, Maurício seguia no anonimato. “Apenas a voz da Hermídia (personagem criada pelo jovem) era ouvida. Até que surgiu o primeiro convite para fazer uma propaganda com a personagem em uma loja. Não tinha noção de como iria mostrar a cara da Hermídia. Encontrei uma peruca, colocamos os bobes e fui. A partir daí, nunca mais parei”, diz Maurício.
Ao longo do tempo, Hermídia foi ganhando ainda mais destaque. “A produção visual foi sendo aperfeiçoada e o público cada vez mais engajado. A maquiagem, as roupas, os acessórios e o jeito da Hermídia foram criando forma. Quatro vezes por semana, Maurício sai de cena e Hermídia ganha forma física, após 2h30 de produção. Hoje quase já não sei mais quem é quem”, brinca o jovem.
Além do rádio, onde Hermídia participa de dois programas diários, Maurício também atua com sua personagem em eventos, presenças no comércio e, atualmente, em lives. “As portas foram se abrindo de uma maneira que não tenho como me sentir imensamente grato pela inspiração que o Paulo Gustavo provocou na minha vida”, revela Maurício.
Pandemia fez se reinventar
Com a pandemia, a personagem precisou se reinventar. “E foi na internet que fomos nos adaptando. As lives nos ajudaram muito. Aos poucos, com os devidos cuidados, vamos retomando as andanças pelo comércio. Nunca imaginei sentir tanto carinho. Tenho fãs que vão desde os mais novinhos até a terceira idade”, comenta Maurício.
Representatividade trazida para a vida real
E não é somente na personagem Hermídia que Paulo Gustavo é presente na vida de Maurício. Assim como o comediante, Maurício é casado. O jovem divide o dia a dia com o arquiteto Igor Costa, que na rotina de Hermídia se tornou o personagem Bento, também marido. “Paulo Gustavo trouxe essa leveza de mostrar o que era realmente, quebrando preconceitos e mostrando que o amor supera tudo. Felizmente, mesmo atuando em cidades do interior, nunca sofri preconceito com o meu trabalho. Quando sinto algum olhar diferente, uso do humor para vencer qualquer barreira”, complementa Maurício.
Para o jovem de Braço do Norte, fazer seu trabalho com amor é o que lhe motiva. “A região me abraçou e me acolheu. Hoje, por onde eu passo levo o Paulo comigo. Sua força de viver, de ser feliz, de fazer as outras pessoas sorrirem, por mais difícil que seja o dia delas. Nós temos que nos inspirar em pessoas do bem, que fazem o bem, que tem leveza na alma. E eu tento ser um pedacinho do Paulo”, diz Maurício.
Daiane Fernandes