27 DE JUNHO DE 2024
Fechar [x]

Jornalismo é vacina contra as fake news

Trabalho jornalístico é importante na luta contra mentiras

20/06/2024 06:00|Por Redação

Desde o advento da internet, muito se fala no fim do jornalismo impresso, mas para o diretor de Redação do DS, Lúcio Flávio de Oliveira, esta é uma preocupação equivocada, embora ele mesmo considere que o impresso vá persistir por muito tempo. 

“A preocupação de toda a sociedade deve ser com a manutenção do jornalismo profissional, aquele em que há checagem dos fatos e a possibilidade de processar judicialmente aqueles que divulgarem informações erradas. A luta é contra as mentiras espalhadas pela internet”, adverte.

“As grandes produtoras de Hollywood, quando faziam um filme, no princípio da indústria, só podiam passar este filme nos cinemas. Depois surgiu a TV, veio o videocassete, o DVD. Hoje, as plataformas de streamings. E nunca se falou no fim da indústria de filmes, porque não importa o meio como o filme é distribuído, o que importa é a qualidade do que é produzido. Isso vale para o jornalismo também”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Combate à mentira   

“Vivemos uma época em que as mentiras são espalhadas na velocidade da internet, as chamadas ‘fake news’, que podem até matar, como vimos na pandemia, ou causar ainda mais prejuízos em situações extremas, como vimos recentemente nas enchentes no Rio Grande do Sul. E só se combate a desinformação com a informação de qualidade”, ressalta.

“O jornalismo sério é a vacina para combater as fake news. Essa reflexão sobre a importância do trabalho jornalístico é mais do que necessária”, completa Lúcio Flávio.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR