Segunda-feira, 22 de junho de 2026
Fechar [x]

Jaguaruna: prefeito e servidores ainda afastados

24/12/2020 06:00

Sete agentes públicos da prefeitura de Jaguaruna foram afastados de suas funções com a operação Sargento Vitto, deflagrada na última semana. São apurados crimes em licitações e corrupção na administração municipal.


Além do prefeito Edenilson Montini da Costa (PSL), dois secretários municipais e outros quatro servidores estão afastados e tiveram os bens bloqueados. A determinação foi do Tribunal de Justiça (TJSC), a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).


Segundo a investigação do MP, empresários e servidores trabalhavam para garantir vantagens indevidas por meio de repetidas fraudes em licitações. Tudo com aprovação e orientação do prefeito.


Os nomes de Lourisvaldo Felisbino Constante, o Loro, e Everton da Silva Machado, o Totoco, também são citados na investigação. Vice-prefeito de Jaguaruna na gestão de Inimar Felisbino Duarte (2009-2012), Loro foi secretário de Obras e de Agricultura, Indústria, Comércio e Pesca na atual gestão. Ele é suspeito de, entre outros crimes, destinar materiais e equipamentos públicos a particulares.


Já Totoco é vereador eleito pelo PSL e namorado da filha de Edenilson. Segundo a denúncia, geria a conta bancária de uma empresa da qual Edenilson seria sócio oculto.


Durante a operação, ocorrida em meados deste mês, agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especial Anticorrupção do Ministério Público (Geac) cumpriram 38 mandados de busca e apreensão em Jaguaruna, Treze de Maio, Tubarão, Laguna, Florianópolis, Imbituba e Sangão, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR