Empresa deverá fazer estudo geotécnico do solo da Estrada da Jabuticabeira
Na próxima semana deve ser definida a empresa que fará os estudos geotécnicos nas áreas com ocorrência de solos moles na Rodovia Municipal Pedro Rosa Lemos, a Estrada da Jabuticabeira, em Jaguaruna. A licitação foi marcada para a próxima terça-feira.
O estudo se faz necessário, segundo a prefeitura, porque durante a execução da obra de pavimentação da rodovia houve rompimentos do aterro em alguns trechos. “Esses trechos encontram-se em área com ocorrência de solos moles, caracterizados por alta compressibilidade, baixa resistência e suscetibilidade a recalques e instabilidade”, explica.
“Ainda, durante a execução da obra, foram realizados reaterros nos trechos que apresentaram rompimento. No entanto, mesmo após essas intervenções, os rompimentos continuaram ocorrendo, demonstrando que as medidas adotadas foram insuficientes diante das características do subleito local”, pontua a gestão municipal.
“Diante disso, é imprescindível a contratação de empresa especializada para realizar estudos geotécnicos aprofundados e projeções técnicas com o objetivo de identificar as causas dos rompimentos de aterro e propor a solução técnica viável para a estabilização dos trechos”, ressalta.
Execução
O serviço está orçado em até R$ 65 mil. O início da execução do serviço ocorre após a assinatura do Contrato e Emissão da Ordem de Compra. A empresa terá o prazo de 10 dias após recebimento da Ordem de Compra para desenvolver e apresentar o plano de investigações geotécnicas complementares. Após o recebimento dos ensaios e sondagens, a empresa terá o prazo de 20 dias para a conclusão dos trabalhos e apresentação das soluções e documentos.
Obras paralisadas
Os trabalhos na Estrada da Jabuticabeira já sofreram vários atrasos. Desde março a obra está paralisada, desta vez em decorrência do afundamento da pista nos dois trechos, um próximo à ponte menor, sentido SC-100, e outro próximo à ponte de Congonhas, sentido Tubarão.