Medidas emergenciais para abastecimento em Capivari de Baixo são propostas
A prefeitura de Capivari de Baixo recebeu um plano do Consórcio Saneamento Capivari com sugestões de melhorias para o abastecimento de água da cidade, em caráter emergencial. O encontro para discutir esse plano aconteceu no gabinete do prefeito Claudir Bitencourt e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, a vice-prefeita Samira Vargas Porto, representantes da Tubarão Saneamento e do consórcio.
A proposta apresentada prevê a construção de três novos reservatórios de água de 250 metros cúbicos cada, sendo dois ao lado dos reservatórios já existentes perto do ginásio do Otto, e o terceiro no loteamento Paraíso, no bairro Vila Flor. Com isso, a cidade passaria a ter sete reservatórios, com uma capacidade de armazenamento de água que passaria de 1.370 metros cúbicos para 2.120 metros cúbicos.
Além disso, o plano inclui a troca de tubulações em pelo menos dois mil metros, a substituição de hidrômetros e bombas de elevação. Outra medida importante será o monitoramento constante para identificar vazamentos e reduzir as perdas de água, que atualmente chegam a 33% do total fornecido para Capivari de Baixo.
Custos
O custo total do projeto é de cerca de R$ 5 milhões, que virão do orçamento destinado a melhorias no saneamento e abastecimento de água. O projeto já foi enviado à Câmara de Vereadores para análise. A compra dos materiais será feita de forma emergencial e a execução do projeto pode ser concluída em até seis meses.
O prefeito Claudir Bitencourt comentou que, além dessas ações, será iniciado um estudo para analisar possibilidades de concessão dos serviços de água e saneamento. Ele destacou que a prefeitura está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível.