Projeto Batuque do Bem desenvolve talentos de crianças e adolescentes de TB
O que antes era descartado como lixo, agora está sendo transformado em som, arte e consciência social. O projeto sociocultural Batuque do Bem, de Tubarão, vem encantando a comunidade ao reunir crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos em oficinas criativas que produzem instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.
Mais do que um projeto, o Batuque do Bem é uma verdadeira orquestra de transformação. Os encontros, realizados no contraturno escolar, oferecem gratuitamente aos estudantes a oportunidade de explorar o universo da música e da sustentabilidade.
Em cada oficina, eles não apenas constroem instrumentos, mas também constroem novas possibilidades para si mesmos e para o futuro do planeta. Ao longo do ano, os alunos participam de apresentações públicas, o palco se torna um espaço de expressão, onde cada batida ecoa o poder da arte como ferramenta de inclusão e transformação social.
“Nossa missão vai além da música. É oferecer caminhos, revelar talentos, promover autoestima e semear uma cultura de paz através da arte”, destaca o educador social Claudiomiro Victalvino.
Projeto
Em 2025, o projeto acontece nas seguintes instituições: Escola Arino Bressan, com oficinas todas as quartas-feiras, das 8h ao meio-dia; e Escola Senador Benjamim Gallotti, com atividades de segunda a quinta-feira, das 17h30 às 19h. Ao todo, são atendidos pelo projeto cerca de 50 alunos.
O projeto Batuque do Bem foi contemplado pelo edital do Fundo da Infância e da Juventude (FIA de Santa Catarina), com apoio financeiro do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). A previsão de encerramento do projeto é novembro de 2025.