Aplicativo Anjo Cidadão, desenvolvido pela Fundação, concorre à premiação
A Fundação InoversaSul, de Tubarão, está entre os finalistas do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer 2025, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). A instituição concorre na categoria Inovação de Impacto Socioambiental com o aplicativo Anjo Cidadão, ferramenta desenvolvida para reforçar ações de prevenção, resposta rápida e segurança em ambientes escolares.
A InoversaSul é representada por Tatiane dos Santos Leal, CIO da instituição e referência em tecnologia e transformação digital em Santa Catarina. Ela aparece entre os nomes de destaque divulgados na lista oficial de finalistas. Para o presidente da Fundação, professor Valter Alves Schmitz Neto, a indicação consolida o trabalho da equipe. “Chegar à final deste prêmio estadual traduz nossos esforços e retrata o sucesso da Fundação InoversaSul”, afirma.
Criado pela equipe de inovação da Fundação, o Anjo Cidadão reúne ferramentas de emergência e gestão para escolas e instituições públicas ou privadas. Entre as funcionalidades, estão o botão de alerta para usuários cadastrados, notificação imediata aos órgãos de segurança, cadastro de pessoas autorizadas a acessar os espaços, manual de segurança integrado, contatos úteis e painel web para monitoramento em tempo real.
Liderança feminina
Responsável por conduzir o desenvolvimento da solução, Tatiane Leal tem trajetória marcada por inovação, gestão e atuação estratégica na transformação digital de instituições educacionais. Mestre em Engenharia de Produção pela Ufsc e especialista em Transformação Digital pelo MIT, soma 30 anos de experiência na área de tecnologia e mais de duas décadas de atuação na UniSul. Atualmente, é CIO da Fundação InoversaSul e professora universitária há 25 anos.
A edição deste ano do Prêmio Inovação Catarinense reúne 22 finalistas em oito categorias. A cerimônia será no dia 15, na Alesc, em Florianópolis.