Neste sábado, encerra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Tubarão, diversas ações foram realizadas nos últimos dias. Dentre elas, os educandos participaram de um ensaio fotográfico.
Não faltaram sorrisos e muita alegria para celebrara a data. Sirlene Rosa Tomé, de 30 anos, foi uma das alunas da instituição que foi fotografada. “Senti-me muito importante, vivendo um dia de princesa. Foi bom, porque todos os alunos gostam de ser fotografados. Fiz um ensaio que nunca tinha feito, com iluminação, cenário e tudo o que prepararam”, conta a aluna. Sirlene gosta de música, escolheu o violão para fotografar.
Comemorada de 21 a 28 deste mês, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, campanha anual pela Federação Nacional das Apaes desde 1963, passou a fazer parte do calendário nacional. Na Cidade Azul, este ano, a campanha tem como tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”.
Também participante do ensaio, a aluna da Apae, Ana Cláudia Silva Silveira, de 27 anos, foi um momento especial. “Gostei muito das fotos que eu fiz. A que mais gostei foi a que eu estava com as mãos no rosto”, diz a educanda.
Para a presidente da Apae de Tubarão, Leila Saleh Goulart, este é um trabalho voltado para os educandos, reforçando a cidadania e a autoestima. “Trouxemos cabeleireira, maquiadora, fotógrafo e cenário, incentivando-os a se enxergarem de uma outra forma. É gratificante ver o olhar deles ao se observarem em meio a esta produção, pois conseguem ter um olhar próprio acerca de si mesmos”, explica a presidente.
Ainda durante a programação, aconteceu uma carreata pela cidade e também o evento Lugar de Homem é na Cozinha, em formato takeaway.