Está autorizada a vacinação contra a covid-19 para todo o efetivo da Polícia Militar (PM) do Estado. A notícia foi confirmada ontem pela Secretaria da Saúde. Até o momento, os militares catarinenses estavam sendo vacinados de acordo com as cotas previstas, atendendo prioritariamente as guarnições operacionais.
Para ser vacinado, conforme o comandante-geral da PMSC, o policial deve ir munido da identidade militar diretamente aos postos de vacinação nos seus municípios de residência ou de trabalho. Além disso, os policiais da reserva que terão direito à vacina só serão aqueles que estiverem vinculados ao Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública no Estado (CTISP). Até o momento, já foram vacinados 42% do efetivo, no total com primeira e segunda dose.
Hoje também inicia a vacinação contra a covid-19 para todos os profissionais que atuam no sistema prisional e socioeducativo, incluindo as unidades e sedes administrativas. Os servidores deverão observar os locais e horários de vacinação de acordo com as regras dos municípios onde estão lotados em suas funções.
Para receber a imunização, o servidor deve procurar o local de imunização na cidade onde está atuando com documento comprovando o vínculo. Ainda na área de segurança, apenados e adolescentes em conflito com a lei, que não se enquadraram anteriormente nos critérios de idade e comorbidades, também começam a receber a imunização, de acordo com o que estabelece Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.