Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Fechar [x]

Imbituba ganha destaque em pesquisa internacional

Projeto une três países em estudo sobre moluscos e sustentabilidade

11/09/2025 06:00|Por Redação

Imbituba passa a fazer parte de um seleto grupo de cidades envolvidas em uma pesquisa científica de alcance internacional.

O município integra um consórcio que reúne instituições do Brasil, Espanha e Colômbia para investigar a sustentabilidade de moluscos bivalves, como ostras, berbigões e mexilhões, espécies de grande importância econômica e ambiental para áreas costeiras.

A iniciativa, chamada “Avaliação do estado de saúde dos estoques de moluscos bivalves de interesse comercial e implicações para a segurança alimentar sob Cenários de Mudança Global”, será desenvolvida entre 2025 e 2026. O trabalho reúne o Instituto de Ciências Marinhas de Andaluzia (ICMAN-CSIC), na Espanha, sob a coordenação da dra. Miriam Hampel; o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), campus Garopaba, representado pelo professor Eduardo Cargnin Ferreira; e a Universidad Simón Bolívar, da Colômbia, com o professor Ronield Elías Fernández Rodríguez à frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os objetivos estão criar ferramentas de monitoramento para a conservação dos moluscos, comparar legislações ambientais sobre poluição em diferentes países, padronizar critérios de avaliação da saúde dos organismos e do ambiente costeiro e contribuir com metas globais estabelecidas pela ONU, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados para os oceanos, água potável e clima.

As próximas fases incluem missões de campo, coleta de dados, unificação de metodologias e reuniões anuais entre os grupos de pesquisa para acompanhar os avanços e alinhar os resultados.

 

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR