Alface, cebolinha e salsinha orgânicos complementarão o cardápio dos alunos atendidos pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca), de Capivari de Baixo, nos próximos dias.
Os alimentos frescos e sem agrotóxicos foram cultivados por dezenas de idosos que participam do projeto “Saúde na Linha dos Olhos – Cultivando Saúde e Bem-Estar”, promovido pelo Parque Diamante +Energia, com o intuito de democratizar e garantir o acesso da comunidade da terceira idade a atividades, produtos e serviços que promovam efetiva melhoria na qualidade de vida.
Até o fim do ano, o programa oferece oficinas e atividades culturais, educacionais e de lazer ao público-alvo (a partir de 60 anos) para proporcionar o contato com a natureza e manter a saúde por meio da cultura do cultivo de alimentos orgânicos.
De acordo com a engenheira agrônoma Mylena de Medeiros, essa foi a primeira colheita desde o início do projeto, que conta com a participação de idosos das comunidades de Capivari de Baixo. “Foi muito legal ver a reação dos idosos que ficaram felizes por contribuírem com a alimentação dos alunos do Ceaca”, comenta.
Mylena explica que, a partir de agora, será feito um novo plantio para dar continuidade a este trabalho. Para isso, os participantes também contam com a orientação dos técnicos da Epagri, que compartilham informações e auxiliam no cultivo das hortas e ainda recebem as doações das mudas da Agropecuária Ouro Verde, que também é parceira do projeto.
Durante o projeto, os idosos poderão participar de algumas atividades voltadas à saúde através da cultura e incentivo à alimentação saudável e ainda terão a oportunidade de compartilhar seus saberes com alunos da rede pública de ensino do município.
As inscrições para o projeto seguem abertas. Podem participar pessoas a partir dos 60 anos, dos municípios de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava. Os interessados podem esclarecer dúvidas e obter mais informações entrando em contato pelo telefone (48) 99904-1928.