Sábado, 04 de julho de 2026
Fechar [x]

HNSC aguarda vistoria

11/10/2021 06:00

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, aguarda desde maio a liberação da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) para iniciar os serviços de radioterapia. O setor, que está pronto há cinco meses, funcionará em um prédio em frente ao hospital.


Esta autorização envolve a análise de toda parte de radioproteção, sendo que necessita de vistoria no local. A CNEN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada para desenvolver a política nacional de energia nuclear.


“Nossa previsão era setembro, mas até o momento não recebemos sinalização do órgão”, explica Fábio Tadeu Teixeira, diretor executivo da instituição.


Segundo ele, toda a estrutura já está montada; o Acelerador Linear, instalado, e as equipes, que irão trabalhar no setor, treinadas para operar o equipamento. “Teremos, inicialmente, uma equipe com cinco técnicos em radioterapia, três médicos radio-oncologistas, dois físicos médicos, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, uma nutricionista, enfermeira estomaterapeuta, equipe de recepção e auxiliares administrativos”.


Enquanto a liberação do CNEN não chega, o HNSC também está importando equipamentos e acessórios de uso geral para a área, da Bélgica e Alemanha. O hospital ressalta que a equipe de técnicos em radioterapia está em constante capacitação para garantir segurança e qualidade no tratamento após o início dos serviços.


A radioterapia faz parte do Projeto de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, que prevê ampliar a assistência oncológica a pacientes atendidos por diversos hospitais regionais do país. A obra teve um investimento total de R$ 8,4 milhões, recurso federal repassado diretamente para as empresas executoras do projeto.


Impacto

A Unidade de Radioterapia irá impactar no atual atendimento do setor de oncologia, pois os pacientes que hoje estão em tratamento no HNSC e necessitam de radioterapia se deslocam para o serviço de referência, que é Criciúma, causando um desgaste físico, psicológico e emocional. O HNSC tem aproximadamente 900 pacientes/mês que fazem tratamento oncológico na instituição, sendo que 20% destes necessitam de radioterapia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR