Jornalista lança livro com a trajetória da lei e das famílias impactadas por ela
Para marcar os 20 anos da Lei das Apaes, a Alesc foi palco do lançamento do livro “Histórias de vida, capítulos de amor”, da jornalista Juliana Vinhas. A solenidade, realizada no hall do Palácio Barriga Verde, reuniu autoridades e integrantes do movimento apaeano de todo o estado.
O livro conta a trajetória da lei, sancionada em dezembro de 2005, seu impacto para as Apaes de Santa Catarina e histórias de famílias que foram transformadas pelo atendimento nas entidades catarinenses. Para isso, a autora percorreu o estado para conhecer as histórias de 20 famílias apaeanas que foram impactadas pela legislação, que garantiu o repasse permanente de recursos para as quase 200 Apaes catarinenses.
“Esse livro conta não só a história da lei, mas das pessoas que vivem a Apae todos os dias”, disse a autora.
Juliana se emocionou ao relatar como teve contato com as famílias retratadas na obra e citou nominalmente cada uma delas. “As vidas de vocês importam muito. As histórias de vocês mostram muita representatividade. Que vocês tenham sempre o direito de viver, de existir.”
O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, que foi o autor do projeto que deu origem à lei, também se emocionou ao comentar sobre a norma, especialmente quando se referiu à sua família. Para o parlamentar, as celebrações dos 20 anos têm sido importantes para revigorar o movimento apaeano na busca por mais conquistas para a causa, “com recursos em maior quantidade e com menos burocracia”.
Exposição
Além do lançamento do livro “Histórias de vida, capítulos de amor” e da sessão especial realizada na noite de segunda-feira, os 20 anos da Lei das Apaes é tema de uma exposição fotográfica com imagens das famílias retratadas na obra, feitas pela fotógrafa Sirli Freitas. A mostra está aberta para visitação até amanhã, na Galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Alesc.