Com aumento da demanda, órgão chama doadores para ato de generosidade
O Hemosc reforça a importância da doação regular de sangue diante do aumento da demanda e da queda nos estoques no estado. A alta no número de procedimentos de saúde levou a um crescimento de 6% no consumo de sangue entre 2023 e 2024. Agora em 2025, somente nos dois primeiros meses, houve um acréscimo de 9,7% nas solicitações de sangue, se comparado com 2024, enquanto as doações cresceram 6%.
Atualmente, os tipos sanguíneos A e O, positivo e negativo, estão em níveis reduzidos e a instituição conta com o apoio da população para reabastecê-los.
A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, destaca que a doação de sangue é um ato voluntário e heroico que salva vidas. “O sangue não tem substituto, a única fonte é a doação de uma pessoa saudável para quem precisa. Desde o ano passado, os estoques têm oscilado e, para atender às demandas diárias, é necessária a coleta mínima de 600 bolsas de sangue”, explica.
O presidente da Fahece, Alvin Laemmel, reforça a importância da solidariedade nesse momento. “Um doador pode ajudar até quatro vidas. A doação de sangue faz a diferença para milhares de pessoas”, afirma.
Doadores
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg e em boas condições de saúde. Menores de idade devem apresentar autorização dos responsáveis. As doações podem ser agendadas por telefone ou pelo site www.hemosc.org.br, onde estão disponíveis informações.