O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) promove até sábado a Semana Nacional do Doador. Será realizada uma série de ações em seus hemocentros e nas unidades de coleta, como a de Tubarão.
Com o tema “Quanto mais eu doo, mais meu coração enche”, serão realizadas homenagem aos doadores, com lanche especial, apresentações culturais e presentes, além de ações de divulgação de informações sobre a importância da doação de sangue e os requisitos para se tornar doador.
De janeiro a outubro deste ano, foram realizadas cerca de 153 mil transfusões de sangue em Santa Catarina. O Estado tem uma taxa de 9,56 doadores a cada mil habitantes, conforme dados do Ministério da Saúde de 2022, um percentual acima da média do Brasil, de 9,4. O Hemosc trabalha para manter os estoques regulares e promove a conscientização sobre a doação como um ato de cidadania.
“A doação de sangue é um ato de cidadania e generosidade que salva vidas”, afirma a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.