03 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Greve dos professores tem início a partir de hoje

Categoria reivindica direitos e Sinte espera uma grande adesão de profissionais

23/04/2024 06:00|Por Redação

A partir de hoje, professores da rede estadual de ensino entram em greve por tempo indeterminado. De acordo com a coordenadoria do Sinte em Tubarão (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina), é aguardada uma grande adesão dos profissionais de escolas da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a coordenadora do Sinte, Maria Aparecida Farias, as escolas estão sendo visitadas e o sindicato vem conversando com os professores. “Já soubemos que na Escola Dom Joaquim, em Braço do Norte, e na Osny Pereira, em Jaguaruna, a adesão é de 100%. Mas números oficiais só teremos a partir do primeiro dia, quando também estaremos fazendo visitas em escolas da região com o comando de greve”, pontua.

Maria Aparecida diz que a greve não é uma decisão tomada de uma hora para outra. “Estamos há anos conversando, reivindicando direitos. Mas até agora não tivemos propostas. Não aguentamos mais”, ressalta. A última greve de professores do Estado ocorreu em 2015, segundo Maria Aparecida.

Aulas   

Sobre a possibilidade de cancelamento das aulas, a supervisora de Ensino da Gered (Gerência Regional de Educação), Maria da Glória Marques Bitencourt, diz que não há nenhuma dispensa de alunos e a orientação nas escolas é de aula normal. 

“Estamos em contato direto com a direção das escolas e não tivemos até o momento nenhuma informação oficial sobre uma paralisação total de professores. Mantemos a orientação de aula normal. Os alunos não estão dispensados”, afirma. Fazem parte da Gered os municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Pedras Grandes, Gravatal, Treze de Maio, Sangão e Jaguaruna.

Reivindicações

“Queremos propostas concretas para o plano de carreira, o piso da categoria, a descompactação da tabela salarial, a garantia da hora-atividade para todos os profissionais da educação, datas definidas para o concurso público e a retirada do desconto abusivo de 14% dos aposentados”, reforça a coordenadora do Sinte em Tubarão, Maria Aparecida Farias, a respeito das reivindicações.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR