Ontem, Gravatal se despediu do padre Valdir Piazza Borges, de 90 anos. O padre, que por muitos anos atuou na cidade, sofria de Alzheimer. Seu corpo foi velado na capela mortuária de Termas do Gravatal e seguiu para sepultamento no cemitério São Sebastião.
Filho de Adelina Piazza Borges e Antônio Borges, o padre Valdir era o mais velho dos cinco irmãos, dentre eles Valdina, que o acompanha desde que chegou a Gravatal. Nascido em 2 de janeiro de 1930, em Criciúma, estudou no Seminário de Azambuja (Brusque), São Leopoldo e Viamão, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado padre em 7 de dezembro de 1958, na Catedral Diocesana de Tubarão, por dom Anselmo Pietrulla.
Escolheu como lema para o seu ministério sacerdotal: “A mim foi dada esta graça de anunciar a incalculável riqueza de Cristo” (Ef 3,8). O padre emprestou sua voz para anunciar a Palavra de Deus e divulgar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, especialmente no Santuário Diocesano de Gravatal, através das tantas concentrações do Apostolado da Oração e da vida sacramental do povo.
Em quase 62 anos de sacerdócio, padre Valdir exerceu o ministério em vários locais. No Sagrado Coração de Jesus, em Gravatal, foram quase 54 anos de presença sacerdotal.