Compromisso com a Agenda 2030 da ODS foi oficializado ontem no município
Gravatal deu um importante passo em direção ao desenvolvimento sustentável ao assinar sua adesão ao programa “Meu Município pelos ODS”, uma iniciativa do governo federal que busca incentivar a implementação da Agenda 2030 no Brasil. O prefeito Clei Rodrigues assinou o compromisso ontem, durante uma reunião com a nova Comissão Municipal dos ODS.
Com essa adesão, o município começa agora a conversar com a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Secnods), que ajudará com formação, planejamento, financiamento e o reconhecimento das ações implementadas na cidade.
A Agenda 2030, criada pela ONU, estabelece 17 objetivos para tornar o mundo mais justo, próspero e sustentável até o final da década. A comissão municipal será responsável por promover políticas públicas locais, acompanhar o progresso das metas dos ODS, realizar diagnósticos com base em indicadores, elaborar planos de ação e divulgar informações sobre as ações do governo, garantindo transparência.
Desde 2021, Gravatal é signatário do Pacto Global da ONU e, nos últimos anos, tem trabalhado em diversos projetos alinhados aos ODS. O prefeito Clei Rodrigues conheceu o programa durante um encontro com novos prefeitos promovido pela Confederação Nacional dos Municípios e decidiu reafirmar o compromisso com os ODS.
Prioridade
De acordo com Clei, a educação tem sido uma prioridade em Gravatal. “Analisamos os indicadores e percebemos a necessidade de melhorar a qualidade da educação. Por isso, focamos no ODS 4 - Educação de Qualidade, com projetos como Hortas Pedagógicas, Arte do Belo, Empreendedorismo na Escola e Eletrônica na Escola. Esses projetos nos trouxeram reconhecimento como uma prefeitura inovadora em 2023 e 2024, além de uma melhoria significativa no Ideb”, destaca o prefeito.
Além disso, a cidade tem desenvolvido projetos voltados para outros ODS, como a Sala do Empreendedor, que está alinhada ao ODS 8 - Crescimento Econômico. Esse projeto recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento do Sebrae. “Trabalhar pelos ODS nos motiva a criar boas práticas, envolver a comunidade e gerar um impacto positivo na nossa realidade”, afirma Clei.