O governo federal anunciou o repasse de R$ 3,1 milhões para Laguna, que deverão ser usados para a compra de equipamentos e em gastos com recursos humanos no combate ao novo coronavírus. A primeira parcela, de R$ 1.350.000, segundo a secretaria de Saúde de Laguna, deverá ser repassada pelo governo federal ainda esta semana.
“Vamos contratar mais uma equipe, para centro de triagem, para ficar aberto 12h direto, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia, além de adquirir mais testes rápidos”, informou Valéria Olivier, secretária de saúde de Laguna.
No que se refere a recursos gastos pelo município, segundo a prestação de contas foram repassados, até o momento, R$ 687 mil ao hospital e resta a destinação final de R$ 546 mil, que está em aprovação pelo Fundo Municipal de Saúde, após aprovação do plano de trabalho apresentado pelo hospital para uso desta verba.
“Tudo passa pelo Conselho Municipal de Saúde e está à disposição na contabilidade da prefeitura”, afirmou a secretária da Pasta.
Os gastos da secretaria municipal de Saúde foram para a aquisição de equipamentos de proteção individual para a equipe de saúde (EPIs), materiais de higienização, oxímetros e termômetros digitais para todas as unidades de saúde, testes rápidos, materiais de construção e equipamentos para análise de amostras do laboratório da Vigilância Epidemiológica.