Terça-feira, 30 de junho de 2026
Fechar [x]

Governo deve declarar emergência

04/02/2020 06:00

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse ontem que o governo vai aumentar o nível de alerta em saúde em relação ao coronavírus, em caso de perigo iminente para emergência em saúde pública. Segundo o ministro, o reconhecimento de emergência em saúde pública vai facilitar o processo de repatriamento de brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus.


Mandetta adiantou que o governo encaminharia ainda ontem ao Congresso Nacional uma medida provisória (MP) que vai definir os critérios de quarentena. “Vamos elaborar uma lei de quarentena para fazer com que todos os itens relacionados à quarentena funcionem interligados”, acrescentou o ministro.


Ele destacou que, apesar de o país não ter confirmado nenhum caso de coronavírus, o reconhecimento de emergência em saúde pública vai dar mais agilidade ao governo para os trâmites de repatriação. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 16 casos suspeitos, nenhum confirmado. Metade dos pacientes está em São Paulo. Há suspeitas também em Santa Catarina (2), Paraná (1), Rio Grande do Sul (4) e no Ceará (1).


“Sem o estado de emergência, eu não consigo ter medidas de agilidade para lidar com uma situação dessa. O estado de emergência vai servir, inclusive, para viabilizar essa operação de repatriamento, que vai ter custos não previstos”, afirmou.


O ministro informou que o governo ainda está finalizando os trâmites para trazer os cerca de 40 brasileiros que estão em Wuhan, mas que ainda não há data definida para o voo. Ele acrescentou que a repatriação se aplica apenas aos brasileiros em Wuhan, já que os que estão fora da cidade têm o direito de ir e vir, e podem sair da China sem o apoio do governo.

“Vamos trazer as pessoas que estão em Wuhan porque a cidade está em estado de bloqueio determinado pela autoridade de saúde da China”, disse. “Vamos trazer as pessoas que queiram vir. Em segundo lugar, as que estejam em condições de vir e, em terceiro, que se garanta a proteção do coletivo com as medidas de saúde necessárias”, afirmou.


Nesse domingo, um grupo de brasileiros que está na China publicou uma carta aberta, no YouTube, pedindo ajuda ao governo brasileiro para retornar ao Brasil. No vídeo, o grupo afirma que está disposto a passar por quarentena após chegar ao Brasil.


Florianópolis ou Anápolis podem ser base da quarentena

Segundo Mandetta, o governo trabalha com a possibilidade de dois voos. Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos à quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde. A duração da quarentena será de 18 dias. Ainda de acordo com o ministro, não há uma definição do local onde os brasileiros passarão a quarentena. O ministro citou a possibilidade de a quarentena ser realizada em uma base militar em Anapólis (GO), e outra em Florianópolis. Para o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, no entanto, a tendência é que a cidade escolhida seja Anápolis, por ser uma opção viável por já ter tido uma experiência semelhante na década de 1980, quando houve uma contaminação com o elemento químico césio, em Goiânia, cidade vizinha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR