De acordo com os entrevistados, 35% esperam gastar mais este ano do que em 2023 para presentear no Dia das Mães
Um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente no período. A expectativa é de que aproximadamente 128 milhões de pessoas presenteiem, o que deve movimentar cerca de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
As principais presenteadas serão as mães (75%), a esposa (18%), a sogra (16%) e a avó (12%). O levantamento aponta que 18% dos consumidores devem gastar até R$ 100, enquanto 23% compraram presentes entre R$ 101 a R$ 200. Em média, os consumidores pretendem comprar dois presentes na data, com um gasto de R$ 314.
Entre aqueles que pretendem comprar presentes, 54% acreditam que as mães merecem o presente por seu carinho e esforço; 23% consideram que presentear é um gesto importante e 18% têm o costume de presentear as pessoas que gostam.
Roupas e calçados devem ser os mais procurados
De acordo com os entrevistados, 35% esperam gastar mais este ano do que em 2023; 30% pretendem gastar o mesmo valor e 24% menos. Entre as razões para gastar mais, 44% afirmam que irão comprar um presente melhor; 41% disseram que os produtos que querem comprar estão mais caros e 26% vão comprar mais presentes.
Por outro lado, entre os que vão gastar menos, 25% afirmam que querem economizar; 25% citam o orçamento apertado e 18% a piora do cenário econômico.
A pesquisa revela que no Dia das Mães os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (42%); perfumes (41%); cosméticos (26%) e chocolates (17%). Os consumidores pretendem comemorar a data principalmente na casa da mãe (44%); em sua própria casa (28%) e 9% pretendem almoçar fora em restaurantes ou bares.
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores (74%), principalmente em shopping center (29%); shopping popular (16%); lojas (15%) e nas lojas de rua (14%).
Já 37% pretendem fazer pelo menos uma das compras pela internet, sendo que 79% pretendem comprar em sites, 63% em aplicativos e 20% pelo Instagram.
Pix será a forma de pagamento
Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no Pix (41%) e no cartão de débito (21%), enquanto 48% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%). Entre os consumidores que pretendem comprar parcelado, farão o pagamento em média de quatro prestações.