A passagem de um ciclone, a partir de sábado pelo Estado, trará vento e chances de chuva. A influência do fenômeno será maior no domingo, com a aproximação de rajadas de vento que no geral deverão ficar entre 30 e 50 km/h, com possibilidade maior para cidades da Serra e Sul. O ciclone é associado a uma frente fria.
A partir de domingo, as temperaturas ficam mais baixas, trazendo uma prévia do que será sentido nas madrugadas de segunda e terça-feira. Esse frio, de acordo com a Epagri/Ciram, que esteve nas últimas semanas mais concentrados nas cidades da Serra, será mais abrangente e chegará por todo o Estado.
A previsão informa que, mesmo com as chances de chuva, o sol com algumas nuvens deverá predominar devido a sistemas de alta pressão, massa de ar frio e seco. A maior nebulosidade deverá ser registrada no litoral de Santa Catarina.
Conforme a Epagri/Ciram, a mudança no tempo durante o fim de semana parte de nuvens mais carregadas sobre Argentina, Uruguai e boa parte do Rio Grande do Sul, que se deslocam devido a ventos fortes em direção às cidades de Santa Catarina.