Todas as Unidades Básicas de Saúde de Tubarão estarão vacinando neste sábado contra a covid-19, sem agendamento, das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia, para as vacinas da Astrazeneca/Fiocruz (quem fez a primeira dose até 24 de julho) e Pfizer (quem fez a primeira dose até 9 de agosto).
Os adolescentes a partir de 12 anos também poderão receber a dose do imunizante neste sábado, nas unidades de saúde. Também será dada a dose de reforço às pessoas de 75 anos ou mais que fizeram a segunda dose há no mínimo seis meses (quem fez a segunda dose até 2 de abril); e também a dose de adicional/reforço imunodeprimidos acima de 18 anos que fizeram a segunda dose há no mínimo 28 dias (quem fez a segunda dose até 5 de setembro).
“Após uma reunião entre a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou estabelecido que haverá a continuidade da deliberação estabelecida no mês de agosto, que previa que essa parcela da população recebesse o imunizante, priorizando os adolescentes que possuem imunossupressão, que já estão sendo vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), possibilitando, então, que os adolescentes sem comorbidades de 12 anos ou mais possam se vacinar a partir do dia 2 de outubro”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.
Para que a imunização ocorra, basta comparecer ao local portando um documento de identificação com foto e o Cartão do SUS. Os adolescentes desacompanhados dos pais precisam levar também uma declaração/termo de autorização para vacinação.
Municípios do Estado
O governador Carlos Moisés da Silva anunciou ontem, por meio de suas redes sociais, a realização de mutirão de vacinação contra a covid-19 em todos os municípios do Estado neste fim de semana.