Quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Fechar [x]

Festa de aniversário com muito amor

Paciente realiza sonho de comemorar a data, pela primeira vez, aos 63 anos, junto com as amigas do posto de saúde

30/10/2025 06:00|Atualizada em 31/10/2025 08:03|Por Redação

A história de Margarete Fogaça, de 63 anos, moradora de Tubarão, é daquelas que tocam o coração. Paciente há muitos anos do posto de saúde do bairro São Luiz, Margarete possui déficit cognitivo e, por muito tempo, frequentava pouco o local. Viveu sempre ao lado da mãe, com quem mantinha uma ligação forte e inseparável.

Segundo a enfermeira Karina Batista Brígido Neves, a mãe de Margarete não permitia que ela frequentasse a Apae, o que deixava a filha entristecida. “Ela chorava muito por isso”, lembra Karina.

Com o passar do tempo, a mãe ficou acamada e as duas se mudaram para a casa de um dos irmãos de Margarete, ao lado do posto. Foi então que a equipe de saúde soube do desejo dela de estudar. “Compramos material escolar, mochila e preparei algumas atividades para ela fazer em casa”, conta a enfermeira.

Depois do falecimento da mãe, os profissionais entraram em contato com a família e providenciaram uma avaliação na Apae. Margarete foi chamada e passou a frequentar as aulas, mas nunca deixou de considerar o posto como sua primeira escola. “Ela sempre diz que continua sendo aluna da tia Karina e costuma trazer os trabalhos para mostrar às amigas do posto”, relata a profissional.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a chegada do aniversário de Margarete, a cunhada, Marizete, sugeriu uma festa. Seria a primeira da vida dela. O pedido especial veio logo em seguida: “Ela disse que queria a festa, mas não em casa — queria comemorar com as amigas do posto”, conta Karina.

O pedido surpreendeu e emocionou a equipe. “Apesar de todo o carinho que temos por ela, nunca imaginamos que ela faria esse pedido. Foi lindo ver a euforia dela vindo convidar as amigas”, descreve a enfermeira.

Presentes   

A festa, simples e cheia de afeto, foi um momento de alegria genuína. Margarete ganhou presentes — bonecas, acessórios e material escolar, como gosta —, “mas o que mais emocionou foi o sentimento de pertencimento. Um gesto pequeno, que se transformou em um grande presente”, comemora Karina.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR