A previsão é que as temperaturas sejam mais altas do que o esperado
O fenômeno climático natural La Niña, que acontece desde dezembro do ano passado, deve ser mais curto que o habitual. Segundo a Organização Mundial de Meteorologia (OMM), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é que as temperaturas sejam mais altas do que o esperado, piorando as condições de calor ao redor do mundo.
Em relatório divulgado pela OMM, o La Niña vigente é definido como um “evento fraco” e incapaz de frear o aumento das temperaturas globais. No ano passado, meteorologistas já se preocupavam com o atraso do início do fenômeno.
Segundo o Inmet, “apenas em dezembro de 2024 a temperatura atingiu valores inferiores a -0,5°C, condição necessária para a caracterização do fenômeno, ainda que em fraca intensidade”. Em janeiro e fevereiro, esse limiar foi mantido, já se observando um enfraquecimento gradual do fenômeno.
“Há probabilidade de 60% de que ocorra uma transição das condições de La Niña para a Neutralidade (sem a ocorrência de El Niño e La Niña), durante o trimestre março-abril-maio/2025, aumentando para 70% no trimestre abril-maio-junho/2025”, diz o Inmet.
Ou seja, o fenômeno pode durar cerca de seis meses, enquanto em condições normais, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, poderia ter mais de um ano de duração.
Tempo na região
A semana será de temperaturas mais amenas em Tubarão e região, de acordo com a Epagri/Ciram. Hoje, o dia será de nebulosidade variável, com aberturas de sol, podendo chover a partir da tarde. A máxima será de 28ºC e a mínima, 17ºC. Amanhã, temperatura amena, com máximas de 18ºC a 21°C na região. Pode haver pancadas de chuva no decorrer do dia. Na quinta-feira, nebulosidade variável e condição de chuva bem isolada. Mínima de 17°C e máxima de 25°C.