Cerimônia foi realizada no HNSC, em Tubarão, para o pequeno Miguel, de 18 dias
O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, vivenciou um momento de profunda emoção e espiritualidade. O pequeno Miguel Marcelino de Freitas, com apenas 18 dias de vida, foi batizado enquanto ainda está sob cuidados na UTI neonatal.
Miguel nasceu no dia 18 de agosto, às 20h37, por parto cesariana. Logo após o nascimento, precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para receber suporte especializado. “Desde então, ele vem sendo acompanhado com dedicação e acolhimento pela nossa equipe multiprofissional”, explica o hospital.
Atendendo a um pedido especial da família, a celebração do batismo – realizada na última quinta-feira – foi organizada com muito carinho, como parte do movimento “O que importa para você?”, que promove o cuidado centrado na pessoa e valoriza aquilo que é realmente significativo para os pacientes e seus familiares. A cerimônia contou com a presença dos pais, Priscila Marcelino e Polidório Fernando de Freitas; da madrinha, Regiane da Silva Marcelino; e do padrinho, Michel de Freitas.
O ambiente da UTI foi preparado com delicadeza pela equipe de enfermagem, que fez questão de organizar uma pequena decoração para tornar o momento ainda mais especial. A celebração foi conduzida pelo padre Márcio e pela Pastoral da Saúde, que não mediram esforços para que o sacramento fosse possível.
Significado
Emocionada, a madrinha Regiane compartilhou o significado daquele momento para a família.
“O batismo é como um novo nascimento, uma graça de Deus que o Miguel recebeu. Foi muito emocionante, como se fosse uma dose de esperança para ele, para a melhora dele. Não foi como planejamos, mas foi a melhor escolha dentro do possível. Queremos agradecer à equipe do hospital, às enfermeiras que foram atenciosas e queridas – fizeram até decoração –, ao padre Márcio e à equipe da Pastoral, que não mediram esforços para que Miguel se tornasse um verdadeiro filho de Deus”.