Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Família e escola

19/04/2021 06:00

De acordo com a lei nº 16.877, de 15 de janeiro de 2016, no terceiro sábado do mês de abril celebra-se o Dia da Família na Escola. No texto “Família e Escola” (jornal A Notícia, 31/7/2005), mencionei que é preciso “inserir as famílias no processo de aprendizagem dos filhos”. Significa ir além do “estimular que as famílias visitem as escolas e realizem tarefas de interação com os filhos”, como preconiza a mencionada lei.


Significa que as famílias precisam, também, ajudar a construir os resultados escolares dos filhos, ao longo dos bimestres, em vez de apenas recebê-los no final, quando não há mais o que fazer. Significa, também, que a escola precisa criar as condições para que as famílias possam ajudar nesta construção de resultados, em vez de apenas criticá-las por não fazerem.


Para isso, o plano de ensino da Fundação Municipal de Educação de Tubarão (Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho, terceira versão) evidencia as incumbências da escola e da família para revitalizar este e outros fatores que influenciam a aprendizagem (esforço, reforço, foco, método, disciplina e família).


Antes da pandemia, estas incumbências eram trabalhadas com as famílias do ensino fundamental, em reuniões, à noite, nas escolas. Como não é possível aglomerar, fazemos por meio de cartas on-line, lives ou do rádio, para as ainda não conectadas à internet.


Destaco seis incumbências, entre tantas mencionadas no plano, que favorecem a inserção das famílias no processo de aprendizagem dos filhos:


1. Orientar famílias e filhos, desde o primeiro dia de aula, sobre o uso do uniforme, pontualidade, assiduidade e respeito com os colegas, professores e demais pessoas que atuam na escola.


2. Passar e corrigir tarefa de casa todos os dias (um dos principais impulsionadores da aprendizagem) para que o estudante adquira o hábito de fazê-la diariamente e a família, independentemente da escolaridade que possui e da ocupação, possa disciplinar o horário para o filho resolvê-la e demonstrar interesse pelo que faz, sem, contudo, fazer por ele.


3. Entregar, também, para as famílias o calendário com as datas de todas as provas, para que possam cobrar intensificação dos estudos dos filhos, além das tarefas diárias de casa. Isso também evita improvisações de alunos e de professores.


4. Enviar as provas corrigidas para as famílias assinarem e se os rendimentos forem insuficientes, verificarem, imediatamente, com o professor o que os filhos precisam estudar para vencer “as etapas ainda não vencidas”.


5. Atualizar o “Educa Web”, para que as famílias possam verificar, diariamente, os conteúdos ministrados e a presença dos filhos na escola.


6. Em caso de comportamento estranho do estudante ou de dificuldade na aprendizagem, a escola deve fazer contato, imediatamente, com as famílias para juntos articularem ações.

Inserir famílias no processo de aprendizagem contribui para potencializar o aprendizado dos alunos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR