Laguna precisa de R$ 250 mil mensais. Em TB, insumos e mão de obra são insuficientes
A necessidade de leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 ou suspeitos na região tem esbarrado em um problema maior que a demanda: a falta de estrutura física e de mão de obra, que precisa ser especializada. Há ainda a necessidade de mais recursos financeiros em alguns casos.
Em Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição disse que durante o enfrentamento à pandemia ampliou a oferta de leitos de UTI com mais dez leitos adultos e cinco leitos pediátricos, exclusivos para o tratamento à covid-19, com o envio de equipamentos da Secretaria Estadual de Saúde e credenciamento pelo SUS. O HNSC aguarda, ainda, a habilitação de outros cinco leitos UTI Adulto para atender ao Sistema Único de Saúde, que já estão em operação.
“Diante disso, quanto à abertura de novos leitos, apesar do desejo de contribuir com mais oferta, o HNSC esbarra na falta de mão de obra para reforço da equipe assistencial e na escassez de drogas específicas para o cuidado terapêutico do paciente internado em UTI”, pontua.
No Socimed, também em Tubarão, haverá uma reunião nos próximos dias, com prefeitos da Amurel e a direção do hospital, para conversarem a respeito e construírem juntos uma alternativa para a abertura de leitos de UTI para coronavírus.
Já no Hospital Santa Terezinha (HST), de Braço do Norte, o diretor técnico, José Nazareno Goulart Júnior, diz que o local não tem, atualmente, estrutura física para receber uma UTI. “O prédio foi construído há 80 anos e não há um espaço que comporte uma UTI, assim como mão de obra. No início da pandemia, chegamos a enviar um projeto de hospital de campanha para o governo do Estado, mas não se concretizou”, conta.
José Nazareno diz, no entanto, que hoje haverá uma reunião entre os prefeitos de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, de Grão-Pará, Márcio Borba Blasius, e de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, com a direção do HST para discutirem a possibilidade de alguma alternativa. “Caso seja apresentada uma forma de ser implantada a UTI, o hospital é parceiro”, afirma.
Em Laguna, o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos deve concluir na próxima semana a UTI, com dez leitos, que serão credenciados pelo SUS. Porém, de acordo com a secretária de Saúde do município, Valéria Olivier Alves Souza, hoje haverá uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, André Ribeiro, a prefeitura e a direção do hospital para que o Estado contribua com recursos na ordem de R$ 250 mil mensais para a manutenção da UTI. “Mesmo com o credenciamento pelo Ministério da Saúde, haverá um déficit para a manutenção, e é isso que iremos pleitear junto ao governo”, explica Valéria. A estrutura e equipamentos foram viabilizados com recursos próprios do município.
Participação do Estado
Ontem, no painel disponibilizado pelo governo do Estado sobre o total de leitos ativos de UTI por região, Tubarão aparecia com dados que mostravam que o Hospital Nossa Senhora da Conceição teria 15 novos leitos. Questionada pelo DS sobre o andamento desta habilitação de novos leitos e sua quantidade, e o detalhamento destas vagas, a secretaria de Saúde expôs que, destes 15 leitos, dez foram habilitados no início da pandemia e já estão sendo utilizados, e cinco são os que aguardam ainda a habilitação, que deve vir do Ministério da Saúde. Também há 20 suportes ventilatórios (para estabilização dos pacientes) aguardando habilitação.
Municípios vão em busca de apoio
Os prefeitos de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, Grão-Pará, Márcio Borba Blasius, e de Rio Fortuna, Lindomar Ballmann, estiveram ontem com o secretário de Estado da Saúde, André Ribeiro, em Florianópolis, e, de acordo com ele, estão garantidos dez leitos de UTI para a região.
Conforme Beto, o Estado confirmou a habilitação. “O que cabe aos hospitais é manifestar o interesse e, após o manifesto, o secretário garantiu a habilitação, que terá um custo de R$ 480 mil para dez leitos. Além disso, caso haja necessidade de aporte financeiro, os municípios de Braço do Norte, Grão-Pará e Rio Fortuna estão dispostos a novamente fazer a mobilização na Amurel para subsidiar”.
Beto comentou ainda que serão realizados os contatos com os hospitais da região, como, por exemplo, o Santa Teresinha, de Braço do Norte, para avaliar a viabilidade de implantação de UTI. Também tenta-se, por meio de contrato direto com a rede privada, a compra de mais leitos de UTI nos hospitais da região, como o Socimed, em Tubarão.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Beto ainda acrescenta que o Estado garantiu que irá buscar o credenciamento via Ministério da Saúde e, “paralelo a isso, dará condições aos hospitais no fornecimento de equipamentos, como respiradores e monitores”, completou.
Leitos em Imbituba
Por conta da falta de leitos na região, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imbituba, da Associação Empresarial de Imbituba (Acim) e da prefeitura engrossaram o coro pela necessidade de uma UTI no Hospital São Camilo. O grupo entende que é necessário pressionar o governo do Estado para que a homologação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) seja concretizada. Na última semana, o prefeito Rosenvaldo Júnior anunciou que o município irá bancar pelos equipamentos, pela reforma necessária no hospital e pela contratação de pessoal. Os valores investidos, cerca de R$ 2,6 milhões, virão do governo federal para o combate à covid-19.