Estêner Soratto explica que o primeiro passo foi dado: unir a prefeitura com as entidades privadas do setor turístico
Foto: Estúdio Brasa/DS Com museus, igrejas, praças e belezas naturais, Tubarão é uma cidade com grande potencial turístico. Recentemente, entrou para o Mapa do Turismo Brasileiro.
Segundo o prefeito Estêner Soratto, o primeiro passo já foi dado: unir a prefeitura com as entidades privadas do setor turístico. “São eles que vivem o dia a dia e sabem o que precisam. Estamos valorizando o turismo regional e explorando todo o potencial que Tubarão tem. O Museu Ferroviário, por exemplo, é uma joia que merece ainda mais evidência e estrutura”, afirma.
O Centro de Cultura Willy Zumblick, que leva o nome do artista da Cidade Azul e que está fechado temporariamente, será revitalizado. “Estamos construindo um projeto de revitalização para acessar recursos através de empresas, por meio da Lei Rouanet, e deixar aquele espaço digno do maior artista tubaronense”.
Além disso, ressalta Soratto, investimentos na melhoria das belezas naturais são realizados. “Estamos investindo na melhoria das nossas belezas naturais, como a beira-rio, das praças, parques, mirantes e criando espaços para atletas e ciclistas. Também apoiamos o turismo de eventos. Todo evento que atrai pessoas para Tubarão está sendo apoiado pela prefeitura. O turismo e o lazer movimentam a economia e ajudam a fortalecer o sentimento de pertencimento à cidade”, acrescenta o prefeito de Tubarão.
Tubarão está no mapa do turismo
Tubarão integra agora o Mapa do Turismo Brasileiro, na categoria de Município Turístico, reforçando sua vocação para o setor e seu papel estratégico no desenvolvimento regional.
O Mapa do Turismo é uma ferramenta do governo federal que identifica os municípios com potencial turístico consolidado ou que são impactados significativamente pela atividade. Ele serve de base para orientar a formulação de políticas públicas e a destinação de recursos do Ministério do Turismo.
Na região da Instância de Governança Regional Encantos do Sul, da qual fazem parte 30 municípios, apenas Laguna, Imbituba, Criciúma e Tubarão possuem essa distinção. Estar no Mapa do Turismo Brasileiro significa alinhar-se às diretrizes da Política Nacional de Turismo e habilita o município a receber recursos federais. Esses recursos fomentam ações que impulsionam o desenvolvimento territorial, promovem a geração de empregos, renda e fortalecem os serviços locais.
Conselho Municipal de Turismo
Outro destaque importante para a Cidade Azul foi o reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo de Tubarão, que também está oficialmente registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro.