16 DE JULHO DE 2024
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Estudo avaliará necessidades futuras da BR-101

Objetivo é estimar aumento do tráfego, quais as obras e investimentos necessários

09/07/2024 06:00|Por Redação

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, afirmou que a entidade encomendou um estudo técnico para estimar a progressão do tráfego e quais as obras e investimentos necessários para atender o crescimento da demanda ao longo das próximas décadas na BR-101.

 

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Ele sugeriu ainda que também se contrate consultoria especializada para fazer um contraponto às obras incluídas na proposta de revisão, baseada em projeções da Arteris, atual concessionária da rodovia no trecho norte. 

“Somos um Estado que cresce mais que a média brasileira e nosso litoral cresce mais do que o resto do Estado. Precisamos de uma rodovia que atenda ao nosso potencial. Não podemos nos contentar com via marginal, com faixas adicionais. Temos que fazer o que for necessário para que a falta de infraestrutura não impeça o crescimento de Santa Catarina”, salientou.

Melhorias

Para Mario Cezar, por mais melhorias que se façam na rodovia BR-101, ela tem um limite de tráfego e de segurança. A conurbação entre Barra Velha e Tijucas já prejudica o tráfego na rodovia, com os moradores utilizando a via para o tráfego local. Por isso, destaca, é necessária uma solução alternativa que não limite o desenvolvimento catarinense. 

“Não podemos desistir da construção de uma nova rodovia paralela à BR-101, cuja demanda é evidente, em decorrência do forte ritmo de crescimento na região de entorno”, disse.

Dados no Estado

Desde 2017 a população cresceu 15% (IBGE); o PIB  66% (IBGE); a corrente de comércio internacional 100% (MDIC) e o número de estabelecimentos 24,4% (Rais). A economia catarinense acumula até abril expansão de 3,9%, acima da média nacional, de 2,1% (BC). Das 20 cidades com maior aumento populacional, conforme o último Censo, 18 estão no litoral (IBGE). O presidente da Fies questionou também detalhes sobre a implantação do sistema free flow na rodovia, de forma que todos os usuários paguem pedágio, conforme o uso.

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