Novo centro de atendimento ao cidadão tubaronense, com mais de 200 serviços em um único lugar e com uma estrutura dinâmica e confortável, o Facilita Tubarão foi apresentado ontem aos vereadores e aos profissionais da imprensa. O novo local de relacionamento entre município e cidadão está operando parcialmente e deve entrar em funcionamento integral nas próximas semanas.
A apresentação foi dividida em dois grupos. Pela manhã, o prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Fazenda, Raphael Bianchini, receberam os vereadores e, à tarde, a imprensa. Eles apresentaram toda a estrutura de atendimento ao público no térreo e também o segundo andar, onde ficam as secretarias de Fazenda, de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e também de Urbanismo.
O espaço está localizado entre as avenidas Marcolino Martins Cabral e Marechal Deodoro, em Oficinas. Coube ao secretário Raphael Bianchini fazer uma apresentação técnica sobre o Facilita Tubarão, desde a concepção através de um modelo implantado na cidade de Palmas (TO), até o modelo inédito de locação que inclui mobiliário e manutenção do imóvel.
“Foi um investimento de R$ 4,5 milhões do proprietário do imóvel no qual a prefeitura não teve de investir nada, somente os custos do aluguel. Recebemos tudo novo, um modelo de locação diferente, mas que é muito vantajoso para o município”, destaca Raphael.
Marco na história
Para o vice-prefeito Caio Tokarski, a chegada do Facilita Tubarão representa um marco na história da administração pública do município e honra a promessa de aproximar a prefeitura do bairro Oficinas. “Esse instrumento de atendimento ao público ficará registrado na história como uma grande iniciativa da prefeitura. A população paga muitos impostos e também tem o direito de ter um atendimento diferenciado em um lugar confortável”, pontua.
Serviços são unificados
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, lembra que unificar diversos serviços em um único lugar trouxe resultados positivos e imediatos, tanto para a população como para o município. A antiga estrutura da saúde, com policlínica, farmácia básica e outros serviços em imóveis inadequados e espalhados em várias partes da cidade, hoje está concentrada em um só moderno e confortável espaço no Centro de Referência em Saúde da margem direita.
“Trabalhamos há mais de um ano nesse projeto, pois nossa preocupação era melhorar o relacionamento e atendimento com o cidadão. Em 2011, Tubarão iniciou um processo com a implantação da central de atendimento ao cidadão que nós precisávamos avançar”, diz.
“Buscamos experiências em Palmas (TO) e outras cidades onde esses serviços foram ampliados, dando mais resolutividade em um só local, oferecendo condições de fluxo mais rápidos para poder atender as demandas co cidadão. E não só os serviços da municipalidade, mas também de órgãos do governo estadual e federal, pois, com isso, ampliamos a possibilidade de atendimento ao cidadão em um só local”, explica o prefeito Joares.