02 DE NOVEMBRO DE 2024
Fechar [x]

Estêner Soratto aposta na experiência para a eleição

Candidato a prefeito de Tubarão visitou o DS e falou sobre suas propostas

02/10/2024 06:00|Por Redação

A experiência política é citada pelo advogado Estêner Soratto da Silva Júnior (PL) como um diferencial na disputa pela principal cadeira do Poder Executivo tubaronense nas eleições deste ano. Em visita ao Diário do Sul, o candidato falou de sua trajetória, dos desafios da campanha e sobre os principais temas que fazem parte do plano de governo. 

Soratto, de 47 anos, foi secretário de Indústria e Comércio e de Gestão em Tubarão, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, vereador e deputado estadual, além de assumir a Casa Civil no primeiro ano do governo Jorginho Mello.

Ele faz parte da coligação “Um novo tempo”, ao lado do candidato a vice-prefeito Denis Matiola (PSD). Além do PL e PSD, a coligação conta com os partidos União, MDB, PRD, Podemos e Republicanos. Casado e pai, Soratto é filho do ex-prefeito tubaronense Estêner Soratto. 

“Esse é um momento importante da minha carreira política. Sinto que é o que a população quer e por isso estou nesta eleição. Onde eu e Denis estamos andando, somos bem recebidos, sempre conversando com a população e ouvindo as dores e demandas da nossa cidade”, afirma. 

“No mandato de vereador, consegui entender ainda mais nossas leis e a questão orçamentária. Depois, as experiências como deputado e principalmente na Casa Civil, onde passei 2023 na montagem do governo Jorginho Mello, me dão bagagem para administrar Tubarão”, explica Soratto. 

Segundo o candidato, o principal tema abordado pela população com ele, durante a campanha, é a saúde.  “O que todos falam e o que também compõe nosso plano de governo é a UPA, que é diretamente ligada ao Hospital Nosso Senhora da Conceição (HNSC). É a UPA que vai desafogar a emergência do HNSC, vai permitir que o hospital atenda os casos mais graves e também permitirá que sobre mais tempo para que a instituição realize cirurgias eletivas, faturando mais e diminuindo o déficit”, pontua.

“Além disso, dos nossos 33 postos de saúde, estamos com nove deles em estado muito precário. Outros oito funcionam em imóveis locados. Também precisamos tratar isso como prioridade: a reforma e ampliação desses postos e a construção daqueles que estão em unidades locadas”. 

Administração   

Na administração, a proposta de Soratto é reduzir o número de secretarias, fazendo a união de algumas pastas. “Vamos também reduzir o gasto com mão de obra terceirizada e fazer uma grande revisão de todos os contratos do município, como no do recolhimento e destinação do lixo, limpeza urbana, iluminação e outros”, reforça o candidato. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foco voltado a todas as áreas dentro do município

Soratto também especifica os projetos para as demais áreas do município. Na infraestrutura, o plano de mobilidade é um dos focos. “Mais de metade das nossas ruas estão esburacadas. Parte do problema é a falta de manutenção, a outra parte é por onde passou o encanamento do esgoto, uma vez que o restabelecimento do pavimento não ficou bom. Pretendo fazer um convênio com o governo do Estado para que possamos recuperar e revitalizar nossas estradas. E precisamos de uma organização, para que sempre que houver uma nova pavimentação, que seja passada antes toda a tubulação necessária”, diz. 

Outra proposta é contratar um projeto para um novo anel viário em Tubarão. “Esse projeto é para um contorno viário que venha da BR-101, entrando no São Cristóvão, passando pelo Monte Castelo, Congonhas, Mato Alto e Passagem, próximo à Ponte Stélio Cascaes Boabaid”. 

Na educação, Soratto diz que várias escolas e creches estão em “estado vergonhoso” de conservação dos prédios. “Vamos fazer um grande programa de recuperação dessas escolas.

Pretendemos ampliar o número de escolas em tempo integral e vamos manter o modelo de compra de vagas nas creches particulares”. 

Na segurança, a ideia é aproximar a prefeitura e a Guarda Municipal das forças de segurança estadual e nacional. “Queremos aderir ao programa da Polícia Militar de Muralha Virtual”, conclui.

Série de entrevistas

O DS publica desde ontem uma série de matérias com os três candidatos à prefeitura de Tubarão, que visitaram o jornal e falaram de suas propostas. A sequência das matérias segue a ordem alfabética.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR