15 DE MAIO DE 2024
Fechar [x]

Estado registra casos de febre do Oropouche

A doença é transmitida por mosquitos, principalmente Culicoides paraensis.

29/04/2024 06:00|Por Redação

Santa Catarina registrou os primeiros casos da história do Estado de febre do Oropouche, divulgou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). Os pacientes são de Botuverá, no Vale do Itajaí.

A doença é transmitida por mosquitos, principalmente Culicoides paraensis, conhecido como maruim, e responsável por um decreto de situação de emergência em Luiz Alves, na mesma região, e o Culex quinquefasciatus, chamado popularmente de pernilongo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como esses insetos se reproduzem em locais com matéria orgânica, ao contrário do Aedes aegypti, que precisa de água parada, o controle populacional desses mosquitos é mais difícil. 

No país, a enfermidade começou a ser registrada no Brasil em 1960 e ocorria mais no Norte do país.

Sintomas  

A febre do Oropouche tem sintomas parecidos com os da dengue - dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia.

Segundo a Dive/SC, não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede municipal de saúde.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR