O estado alcançou um marco histórico em novembro deste ano. Foi o menor número de homicídios já registrados para o mês, apenas 27 casos.
Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil, de acordo com o ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024. O índice é determinado pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitante, medição utilizada em escala mundial. SC tem taxa de 9,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. São Paulo (10,5) aparece em segundo e Distrito Federal (14,3) em terceiro.
Os números comprovam o trabalho de integração das Forças de Segurança e são consequência da gestão eficiente do Fundo Nacional de Segurança Pública, com R$ 72 milhões aplicados pelo Estado.
SC também tem registrado queda nos índices de violência. De janeiro a outubro/2024, foram registradas 5.040 ocorrências por roubo, contra 5.867 em 2023, redução de 14%. Também houve diminuição de 4,5% em furtos - de 92.937/2023 para 88.721/2024.
E o estado alcançou um marco histórico em novembro deste ano. Foi o menor número de homicídios já registrados para o mês, apenas 27 casos.
O setor de turismo também se beneficia. Os excelentes índices de segurança se refletem em um turismo em alta. O projeto Estação Inverno foi um sucesso. Já consolidada, a Estação Verão prevê incremento na segurança pública nos pontos de maior movimento, avaliação de balneabilidade, proteção de banhistas nas praias, reforço na rede elétrica e no abastecimento de água para garantir tranquilidade aos turistas.
O estado ganhou, ainda, os voos diretos de Florianópolis para Portugal e para o Panamá, conectando-se mais rapidamente aos países europeus e aos EUA e Canadá.