Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Espécie de tubarão é avistada em Imbituba

Tubarão-mako integra lista de animais ameaçados pela pesca predatória

01/10/2025 06:00|Por Redação

Um tubarão-mako, também conhecido como anequim, foi avistado nesta semana, na Praia da Vila, em Imbituba.

O animal, de aproximadamente dois metros, foi filmado por drone enquanto nadava bem próximo à areia e, após alguns minutos, retornou para o alto-mar.

O filmmaker Higor Carvalho, autor das imagens, contou que se surpreendeu com a cena. “Estava muito perto da faixa de areia, por onde ficou por alguns minutos. Em seguida, foi em direção ao alto-mar”, relatou.

Espécie ameaçada   

Segundo a bióloga Rafaela Cardoso Ramos, trata-se de um exemplar juvenil da espécie Isurus oxyrinchus, popularmente conhecido como tubarão-mako. “Provavelmente, por conta de correntes oceânicas, ele estava em busca de peixes. Essa espécie ocorre por toda a costa, principalmente em áreas oceânicas, mas também pode ser registrada de forma sazonal em regiões costeiras. Não há nada de anormal no aparecimento em águas rasas, apesar de não ser tão frequente”, explicou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela ressalta ainda que, apesar da imagem imponente do animal, os riscos de incidentes com humanos são extremamente baixos. “Em nossa região, áreas de baixa profundidade funcionam como local de parto e berçário para diversas espécies de tubarões”, completou.

Considerado o tubarão mais rápido do mundo, o mako pode atingir até 70 km/h e costuma se alimentar de peixes de médio porte, como atuns e marlins. Apesar do porte, não há registros de ataques dessa espécie a banhistas. O animal integra a lista de espécies ameaçadas de extinção, devido à pesca predatória e à degradação dos oceanos.

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR