Expectativas são positivas para a região, com a conclusão de obras e economia aquecida
O desenvolvimento de Tubarão nestes últimos anos, em diversas frentes, como a educação, a saúde, a infraestrutura, o lado social, dentre outras, é destaque. Em 2022, apesar das enxurradas dos últimos meses, o município seguiu em pleno crescimento e expansão. “Queremos entregar a cidade, ao fim do nosso mandato, ainda melhor”, fala o prefeito da cidade, Joares Ponticelli.
Tubarão já foi, por diversas vezes, atingida por eventos climáticos. O maior deles foi em 1974, quando a enchente deixou rastros de destruição por onde passou. Em 2016, foi a vez do vendaval destruir empresas, casas e causar estragos. Recentemente, assim como o país, Tubarão foi assolada pela covid-19. Em maio e dezembro, principalmente, enxurradas deixaram famílias sem casa, centenas de prejuízos foram causados.
Contudo, segundo Joares, o povo, junto à administração pública, mostrou que é aguerrido. “Dos seis anos que gerimos Tubarão, este (2022) foi o mais difícil. Mas também tivemos muitas conquistas, com entrega de várias obras. Dentre elas, o Centro de Inovação e o Centro de Referência em Saúde, que segue para reta final. Tivemos avanços na educação e saúde. Foi um ano de muitas realizações”, destaca o prefeito, que cumpre o mandato junto ao seu vice, Caio Tokarski.
Dentre as conquistas ainda neste 2022, Joares ressalta o retorno do estacionamento rotativo, várias obras de infraestrutura e a manutenção de zero filas em creches. “Também destaco o crescimento da atividade econômica. São fatores que nos dão forças para seguir adiante. Desculpo-me pelo que ainda não podemos entregar. Agradeço a torcida e carinho que recebo nas ruas. Isso nos motiva a fazer mais pela nossa gente”, afirma o prefeito.
Dos projetos para 2023, Joares antecipa que a gestão quer entregar a ordem de serviço do Mercado do Produtor, já no começo do ano. “Esperamos um ano de muitas novidades. Queremos concluir tudo que iniciamos e dar andamento aos novos projetos”, antecipa o prefeito.
“Este ano foi um dos mais desafiadores da nossa gestão”, diz Joares
Dentre os desafios do ano que se finda, Joares destaca as cheias provocadas pelas chuvas. “De todo meu tempo como prefeito, esse foi o ano mais difícil de todos. Três cheias ninguém aguenta”, fala o prefeito de Tubarão.
Em recente entrevista à Rádio Cidade, Joares explicou que as estradas do interior foram completamente danificadas. “Precisamos refazer três vezes no ano. Até mesmo aqui no Centro, no asfalto, sofremos muito”, ressalta.
Com relação às bombas hidráulicas do município, uma das principais cobranças da população, o prefeito afirma: “O que tínhamos de bombeamento em Tubarão foi feito com o esforço das outras gestões, mas sem planejamento. Agora temos um projeto que será conduzido por especialista, que vai sincronizar essas cinco bombas”, antecipa.
Em maio, Tubarão viveu um dos seus piores momentos com as enxurradas. A cidade sofreu com o transbordamento do rio Tubarão.
Na época, as águas chegaram até a região central da Cidade Azul e diversas pessoas tiveram que deixar as casas. Muitos foram recebidos na Catedral da cidade, que foi preparada para abrigar quem precisava. O nível do rio chegou a sete metros durante a madrugada do dia 5 de maio.