Importância da mamografia para o diagnóstico precoce foi destaque em palestra promovida pelo Complexo Provida
Para esclarecer o público feminino sobre a necessidade da mamografia, recentemente o setor Saúde da Mulher, do Complexo Médico Provida, realizou uma conversa com mastologistas, oncologistas, ginecologistas e radiologista. Encontro que destacou a importância fundamental do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.
“A mamografia logicamente não vai evitar o aparecimento do câncer de mama, mas, realizado no período recomendado, irá evitar mortes pelo câncer, através do diagnóstico precoce. A mamografia contempla uma grande gama de achados suspeitos na mama, por isso é uma importante arma no diagnóstico inicial do câncer”, orienta o mastologista Marcos Medeiros.
Esse esclarecimento foi compartilhado por todos os demais médicos do evento e reforçado também pela oncologista, dra. Aline de Souza Rosa da Silva, que frisou ainda mais a necessidade da mamografia anual.
Orientação
“A diferença de encontrarmos um tumor menor de 2 cm, em que a taxa de curabilidade beira a 100%, é completamente diferente quando encontramos uma mulher com a mama totalmente ocupada pela doença, onde a chance dessa mulher estar viva nos próximos 5 anos é menor de 20%. É muita diferença! A mamografia não previne ter câncer, ela previne morrer de câncer. O exame não faz com que a gente não tenha a doença, a função dele é ser uma ferramenta usada pelo médico para descobrir cedo qualquer alteração mamária. E isso tem um impacto muito significativo no tratamento. Além disso, a prevenção contra o câncer requer a prática de atividades físicas, boa alimentação, combater a obesidade e evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcóolicas, ”, alerta a oncologista.