Terça-feira, 19 de maio de 2026
Fechar [x]

Educação traz diferencial

Em Gravatal, formação de professores prepara para o ano letivo.

06/02/2023 06:00

A secretaria de Educação de Gravatal iniciou a formação de seus professores visando ao retorno das aulas, que inicia nesta quarta-feira. Neste ano, um dos objetivos é humanizar ainda mais a relação entre escola e a infância.


Pensando nisso, a prefeitura investiu na Abordagem Pikler, uma formação que reúne princípios e metodologias para o trabalho coletivo com bebês e crianças. Com isso, o município se torna o primeiro do Estado a investir na implantação do método na rede de ensino.


A Abordagem Pikler ainda é recente no Brasil, mas histórica no mundo. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial através da pediatra húngara Emmi Pikler, que acolheu bebês e crianças. Ela acabou criando um orfanato que se transformou em uma creche com trabalho atencioso e interativo entre os pequenos, a partir de estímulos de autonomia e motricidade.


Pikler é, então, embasada no cuidado com a saúde física e no respeito à individualidade da criança, tendo como princípio a relação entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento por meio da autonomia e do brincar livre, geralmente aplicada durante os três primeiros anos de vida.


“Sempre priorizamos uma educação mais humanizada, mas, através de um olhar diferenciado do prefeito Clei Rodrigues, resolvemos investir nesta abordagem. Nós somos o primeiro município no Estado a implantar essa tecnologia educacional. Digo tecnologia educacional porque foi construída através de parâmetros técnicos, que trazem ao professor da educação infantil um olhar diferenciado para com a criança”, contou Jader Salazar, secretário de Educação.


Observações em sala

Os trabalhos de implantação da abordagem iniciaram ano passado em todas as unidades de educação infantil de Gravatal. Foram realizadas observações em sala de aula, avaliando os objetos, posição do mobiliário, organização dos espaços, como é a relação dos professores e crianças. Através do mapeamento, as responsáveis pela implantação criaram um cronograma de atividades e este mês a formação foi iniciada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR