Maurício da Silva tem recebido reclamações sobre demora em atendimentos
Preocupado com a saúde emocional da população tubaronense, o vereador Maurício da Silva, de Tubarão, tem se mostrado atento à crescente demanda por tratamentos de saúde mental, especialmente no que se refere aos transtornos psicológicos.
Por isso, durante a sessão da câmara na segunda-feira, ele solicitou à prefeitura informações detalhadas sobre o número de profissionais credenciados e/ou contratados nas áreas de psiquiatria e psicologia.
Segundo o edil, há muitas pessoas reclamando quanto à demora aos atendimentos, o que tem agravado suas situações. “Com isso, pressupõe-se que há poucos profissionais nessa área no setor público, o que seria a causa da demora para o atendimento. Perguntei, então, no requerimento, quantos profissionais dessa área atuam pela prefeitura e a necessidade de contratar mais para que os atendimentos ocorram mais rapidamente”, explica Maurício.
A iniciativa tem por objetivo compreender e melhorar a capacidade do município de atender às necessidades de pessoas acometidas por distúrbios como a depressão, que é uma das condições mais prevalentes e impactantes da saúde mental no Brasil.
“O número de pessoas nessa situação aumenta a cada dia e os prejuízos vão desde os pessoais aos interpessoais, profissionais, até a situações extremas, como suicídio. Por isso, o atendimento rápido é de fundamental importância”, pontua o vereador.
Estudos
De acordo com estudos, a depressão é a segunda maior causa de óbitos no país, o que torna ainda mais urgente a necessidade de investimentos na área de saúde emocional.
A depressão não escolhe idade, gênero ou classe social, e sua prevalência só aumenta.