Em Tubarão, movimento Criarte oportuniza atividades a mais de 40 pessoas
A Economia Criativa – formada por um conjunto de atividades que têm a criatividade, o conhecimento e a inovação como principais recursos –, empregou mais de 180 mil trabalhadores formais em Santa Catarina em maio de 2025. O setor registrou crescimento de 30,27% na série histórica, entre dezembro de 2020 e maio de 2025. Esse desempenho demonstra que o setor vive um momento de expansão no estado.
Maria José Fidelix Cargnin, de Tubarão, é uma destas pessoas que vê seu trabalho artesanal complementar de forma significativa sua renda. “Trabalho com artesanato há muito tempo, mas comecei a comercializar há cerca de cinco anos ao participar do Criarte. Antes disso, trabalhava como professora”, conta.
Para ela, o mercado da economia criativa está caminhando num processo muito bom, pois fortalece a cultura local, valoriza talentos e também contribui para uma sociedade mais criativa e participativa. “Tem me ajudado como terapia também, além da questão financeira. E os desafios são muitos, pois projetos é que não faltam para colocar em prática”, revela. “Mas acredito que o maior desafio é o reconhecimento e a valorização, que ainda caminham em passos lentos”, pontua.
Em Tubarão, o Movimento Criarte atua há cinco anos dando oportunidade a mais de 40 pessoas. “Começamos por ver a necessidade de oportunizar a esses criativos espaços para divulgarem seus produtos e suas marcas. Todos participaram de uma curadoria, onde alguns critérios são analisados para que façam parte do Criarte, sempre com foco em produtos artesanais, de Tubarão e região”, explica a presidente Izabelle Zabot.
Identidade
“É importante levar sempre a essas pessoas que produtos com identidade cultural e histórica devem ser estudados e produzidos, para conhecermos a nossa cidade e levarmos a sua história adiante através da arte. Em nossos eventos damos oportunidades a músicos, artistas visuais e demais agentes culturais, para que mostrem também seus trabalhos, fomentando a cultura, o turismo e a economia da nossa cidade”, ressalta.
O Criarte conta ainda com a parceria da prefeitura de Tubarão na realização de eventos e feiras, com apresentação dos trabalhos dos integrantes. Segundo Izabelle, também foram contemplados com um projeto do Sebrae e da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para desenvolver produtos com identidade cultural.