Vídeo foi produzido pelos estudantes da Escola Municipal Arino Bressan
Um documentário sobre a história e cultura de Tubarão foi produzido pelos alunos da EMEB Arino Bressan, em alusão ao aniversário de 155 anos. A atividade teve supervisão da professora de Arte Márcia Costa Fernandes Antunes e do professor Pedro João Pereira Filho, de Educação Física, que atuou como roteirista.
Segundo Márcia, a ideia surgiu a partir de uma proposta da Fundação Municipal de Educação para realizar uma atividade com os alunos sobre o aniversário de Tubarão.
“Eu me empolguei com a ideia e queria realizar um filme ou teatro gravado. Conversando com o Pedro, ele sugeriu realizar um documentário, pois o tempo era curto e essa seria a melhor opção”, explica.
O documentário foi produzido em cerca de 45 dias, entre atividades que envolveram a leitura de livros e artigos sobre a história da cidade, a escrita do roteiro e a escolha dos atores e locações. “Tivemos ainda o apoio dos alunos, pais, professores, da direção da escola e da equipe do Museu Ferroviário”, ressalta.
De acordo com a professora, estiveram envolvidos no documentário oito estudantes, de 8º e 9º anos, incluindo a aluna que gravou o making of.
“Essa produção é uma verdadeira homenagem à identidade tubaronense, construída com muito carinho, pesquisa e talento coletivo, uma verdadeira celebração à trajetória da nossa cidade”, explica a professora.
Ficha técnica
Roteiro e Direção: Pedro João Pereira Filho; Direção de Arte e Figurino: Márcia Costa Fernandes Antunes; Filmagem: Ana Paula Modolon Fileti; Making of: Emily Carvalho Martins; Áudio: AWA Sonorização; e Edição: Willian Mendes.
O elenco contou com os alunos Valentina de Oliveira Sprícigo, maquinista; Luna Lucas dos Santos, indígena; Ana Paula de Jesus Ribeiro, esposa do fundador; Sarah Miranda da Silva, Dona Tereza Cristina; Isaac Farias Felisardo, o imigrante; Lara de Souza Mendes, a sobrevivente; e Lucas Sá da Silva, pintor Willy Zumblick.