Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Fechar [x]

Doação de sangue deve respeitar intervalo

15/07/2021 06:00

Com o avanço da imunização da população contra a covid-19, a expectativa do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) é positiva para o aumento no número de doações de sangue, mas muitas dúvidas estão surgindo. Por isso, o hemocentro esclarece que pessoas vacinadas podem doar sangue; para isso basta aguardar o período estipulado para cada tipo de vacina.


O coordenador do Setor de Captação de Doadores do Hemosc, Silvio Antônio Battistella, explicou que os recém-vacinados contra a covid-19 devem aguardar o período entre dois a sete dias para doarem sangue. A orientação está baseada em nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Conforme o documento, as pessoas que recebem a vacina Coronavac podem doar sangue 48h após a dose. Já quem recebeu o imunizante AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisa esperar sete dias para fazer a doação. A especificação vale para a primeira e para a segunda dose ou dose única. Para doar, é importante estar com o comprovante da vacina.


O coordenador diz que aqueles que ainda que tenham sido vacinados, trabalham na linha de frente da covid-19 e tenham tido contato com pessoas com diagnóstico positivo ou suspeito, precisam aguardar 14 dias após o último contato. A doação de sangue está funcionando com agendamento prévio, que pode ser feito por telefone ou pelo site do Hemosc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR