Dom Adilson destaca a importância da esperança e da proximidade pastoral
A Diocese de Tubarão reuniu a imprensa no auditório da Cúria Diocesana para celebrar os 70 anos desde sua instalação, cuja data oficial será comemorada em 15 de agosto.
O encontro contou com a presença de Dom Adilson Pedro Busin, sétimo bispo da Diocese, acompanhado pelo vigário-geral, Pe. Lino Brunel, chanceler Pe. Nilo Buss, ecônomo diocesano Pe. Pedro De Biasi e o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Rodrigo José da Silva.
Dom Adilson abriu a coletiva saudando os presentes e lendo a Ata de Instalação Canônica, assinada por Dom Anselmo Pietrulla, e por autoridades da época. Depois, o bispo destacou o tema do Ano Jubilar, “Peregrinos da Esperança”, e expressou sua gratidão pelos 70 anos de história da Diocese.
“Quero agradecer especialmente a todos que mantiveram viva a esperança ao longo dessas sete décadas. Muitas pessoas que hoje participam das nossas comunidades já estavam presentes na época da fundação da Diocese. Nosso compromisso é honrar essa história e continuar trilhando esse caminho”, disse Dom Adilson.
Visitas pastorais
O bispo também falou sobre suas visitas pastorais, que já alcançaram 27 das 29 paróquias espalhadas por 19 cidades do sul de Santa Catarina, envolvendo 405 comunidades. Ele ressaltou a importância de estar próximo dos fiéis para conhecer a vida pastoral e missionária de cada local.
“As visitas pastorais seguem o espírito do Papa Francisco, que pede uma Igreja em saída. É fundamental que o bispo esteja próximo das comunidades, demonstrando a missão de ir ao encontro das pessoas. O Evangelho nos chama a revelar a bondade de Deus, principalmente por meio da presença pastoral”, explicou Dom Adilson.
Para comemorar o Jubileu de 70 anos, a Diocese promoverá, no domingo, a Concentração Diocesana do Povo de Deus na Praça da Catedral, a partir das 13h30.
A programação religiosa e cultural espera reunir cerca de três mil pessoas, que serão acomodadas em estrutura coberta montada para o evento.