Sexta-feira, 03 de julho de 2026
Fechar [x]

Dia do Professor: paixão em lecionar de forma criativa

15/10/2019 06:00

Jornalista há 15 anos, Maycon Vianna, de Tubarão, viu que algumas coisas na sua profissão tinham relação com o magistério, como a oralidade e a produção textual. Foi então que decidiu unir as duas paixões e transformar sua carreira no que mais gostava de fazer: ser professor. Cursou Letras e, desde 2015, passou a lecionar.


No Dia dos Professores, hoje, diz que não poderia ter feito escolha mais acertada.


“Sempre tive vontade de lecionar. Tinha um sonho de transformar a vida dos adolescentes por meio da educação, buscando aulas diferentes e contribuindo com métodos diferentes de aprendizagem”, conta.


Ele começou a lecionar direto em aulões de redação, em 2015, e também na rede estadual de ensino. “Já passei por sete escolas do Estado. No Henrique Fontes, este é o segundo ano que dou aula, de Língua Portuguesa e Literatura”, pontua. “Rapidamente, com muita força de vontade, venci os desafios iniciais da profissão e fui chamado para atuar na rede particular”, completa.


Desde que decidiu ser professor, Maycon buscou aulas diferentes, saindo da mesmice. “Busco trazer metodologias agradáveis aos alunos. Procuro aliar o humor, com paródias musicais, piadas e macetes, ao conteúdo”, diz. “Em uma regra gramatical mais complexa, por exemplo, pego uma música e faço uma adaptação. Criei o Rap dos Adjetivos e A Paródia dos Cinco Patinhos na Redação”, exemplifica.


“Nas regras gramaticais, utilizo um meme ou algo que está circulando na internet, adaptando-o ao conteúdo programático”, completa o jornalista-

professor.


Na rede estadual, Maycon leciona do sexto ao nono ano na escola Hercílio Luz, e no ensino médio, na escola Henrique Fontes. Na rede particular, atualmente, leciona numa oficina de redação do Colégio Unibave, em Orleans, voltada ao Enem e ao vestibular. “Também leciono no Curso Preparatório de Escolas Militares em Tubarão”, comenta. “Em todos, utilizo estes métodos diferenciados, adaptando o conteúdo a cada série”, reforça.


“Competir com as mídias sociais e a tecnologia não está fácil. É preciso fazer diferente, aproximar os alunos do professor com uma didática que chame a atenção. Acredito que essa relação de saber se expressar, para mim, foi mais produtiva no magistério. Estou realizado na profissão”, conclui.

 

Aulas gratuitas

A vocação de Maycon aliada à vontade de fazer diferente foi além. Há algum tempo, ele teve a ideia de realizar um projeto itinerante que promove aulões de redação gratuitos nas escolas públicas. Deste projeto itinerante sairá também um aplicativo no ano que vem, com dicas, quiz, podcasts, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Micheline Zim

Quer receber notícias de Tubarão e região? Clique aqui.
Diário do Sul
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR